Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Começando o dia com o lápis na mão direita

Hoje estou começando com o lápis na mão direita, com um assunto especial – pelo menos a meu ver – O estudo, sim de fato é algo importantíssimo, todos, ou, na nossa maioria, estudamos deste pequeno e assim fomos criados; por mais que quando criança achássemos que o estudo é perca de tempo, conforme passam-se os anos acabamos por perceber que não é bem assim. Hoje em dia para se ter um bom emprego e ganhar um salário considerável, é necessário que se tenha estudado: feito uma faculdade, cursos técnicos e etc. Claro que há aquelas exceções, que não vem ao caso agora – não nesse post.
O tema dessa postagem é estudo. Claro que você já havia percebido, mas é só para ressaltar, até porque, essa palavra vai ser muito utilizada hoje. 


“Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar.” (Charles Jones).


Ler é importante, por mais que pareçam chato (os livros), todos temos que ler. Além de gostar de ler, muitas vezes me falta tempo, mas isso não é uma desculpa, por isso prefiro sacrificar 30 minutos de sono para ler um método ou um novo artigo. Hoje o mundo se move de conhecimento e de conhecimento vamos vivendo. É simples afirmar que quanto mais conhecimentos temos mais queremos ter, certo? Na maioria das vezes sim, mas, fazemos por onde?

Muitas vezes deixamos o estudo para um segundo plano, e nos privamos de algo que realmente é maravilhoso, é nosso, que ninguém pode tirar. Se bem aplicado, pode gerar retornos significativos. Uma vez assistira a uma palestra em que o palestrante falara sobre o habito da leitura, algo novo e irreal para mim na época, tinha apenas 15 anos – Muito bem vividos por sinal. Na época mal costumava tocar em livros; e segui depois daquele dia da mesma maneira em que entrei no auditório – Vocês me perguntam. Como você saiu? – Odiando a leitura. Os tempos foram passando, e o colegial fora acabando, certamente foi quando me interessei pelos livros; filho de uma amante das letras e apreciadora da filosofia em sua forma mais pura da ciência humana, não poderia ser diferente, enquanto cursava o meu segundo ano do ensino médio admirava-me fascinado por uma das mais belas obras que já pude ler: “O discurso do método - René Descartes” – Aconselho a todos a lerem essa obra, sem dúvida agregara em muito ao seu conhecimento, e como obter novos conhecimentos através da razão.

A Razão te leva a pensar que se você quer ocupar um bom cargo em uma boa empresa, você deve ser bem mais provido de conhecimento do que seu concorrente, tendo isso em mente, é fácil deduzir que se você ler mais livros que ele, você certamente será mais bem colocado. Então vai uma regra básica: leia pelo menos dois livros a mais que seu concorre.
Vamos levar mais a fundo o tema leitura, e ser um pouco mais radical – Não tenham medo. Se você não gosta de ler, vai ter que aprender, não digo gostar, mas pelo menos tolerar a leitura e ler alguns bons livros. Se você já tolera a leitura, bom, esse é o caminho. Se você é um amante da leitura, parabéns!

A grande verdade para mim é que: se eu pudesse, certamente ficaria o dia inteiro me deliciando com livros filosóficos. Mas infelizmente essa não é minha realidade hoje, talvez seja um dia, mas enquanto isso não é possível, eu fico feliz pelos meus 30 minutos diário. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário